Curso Implicação e Bem Estar Emocional

Evento

INTRODUÇÃO: Educadores, auxiliares e todos os que trabalham diariamente com crianças em contexto de Creche e Jardim de Infância, devem refletir acerca da qualidade da sua prática pedagógica, mas muitas vezes existe a dificuldade em encontrar forma de o fazer, pelo que esta formação procurará dar ferramentas e apoios que respondam a esta necessidade. Importa, pois, definir primeiramente o que constitui a qualidade em contexto de Creche e Jardim de Infância e como podemos refletir sobre ela. Muitos definem a qualidade como as condições do contexto educacional e as ações do prestador de cuidados (infraestruturas, equipamento, conteúdo das atividades, estilo de interação…); outros referem diretamente os resultados esperados da educação (avaliações regulares) como critério de qualidade. Nesta formação, abordaremos um outro parâmetro de qualidade que inclui as chamadas variáveis de processo: o bem-estar emocional e a implicação, critérios que foram identificados como potenciais indicadores conclusivos para a qualidade da educação, independentemente do contexto (Laevers, 1994). Ambas são variáveis próximas na medida em que nos informam acerca do que se passa com a criança aqui e agora; dão-nos informação acerca das experiências diárias da criança e como esta passa o seu tempo. Segundo Portugal (2010), “os níveis de bem-estar e implicação tornam-se pontos de referência para os profissionais que pretendam melhorar a qualidade do seu trabalho, promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem.” Desta forma, uma avaliação do processo permite não só acompanhar o desenvolvimento das crianças do grupo, como também permite avaliar as práticas educativas, para assim melhor as adaptar às características, interesses e necessidade de cada criança.


DATAS: Formação: 30 - setembro - 2017 | Follow up: 02 - dezembro - 2017

DURAÇÃO: 14 horas

LOCAL: Sala de Formação da ANIP - Praceta Pe. José Anchieta, Lote 5, r/ch, Fração C, 3000-319 COIMBRA

INSCRIÇÕES LIMITADAS a 25 formandos

Data limite de inscrição: 25 - setembro - 2017

O curso só se realizará com um número mínimo de 16 formandos.

INSCRIÇÕES: Associados ANIP: 55€ (com quotas atualizadas); Não Associados: 70€

FORMADORAS:

Ana Rita Barroso – Educadora de Infância.

Viviana Ferreira – Mestre em Psicologia, com elevada experiência na área da intervenção precoce na criança com deficiência visual (ANIP).

DESTINATÁRIOS: Educadoras de Infância, Auxiliares de ação educativa e outros profissionais a desempenharem atividades em contexto creche e jardim-de-infância, bem como profissionais de IPI e outros interessados na temática.

Programa do Curso (pdf)

Inscreva-se! (email para inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)